Saiba o que faz um Psicopedagogo

Saiba o que faz um Psicopedagogo

Esse profissional não é apenas a soma da psicologia e pedagogia

 Para saber qual a função do psicopedagogo, primeiramente vamos entender o que significa a psicopedagogia. Muitos acreditam que é a junção da psicologia e pedagogia. Mas além deles, existem outros dois saberes mais utilizados que acrescentam e formam esse campo, são eles: psicanálise e antropologia.  Sendo assim, psicopedagogia é o campo do saber que atua na área da Educação e Saúde e estuda o processo de aprendizagem humana. Um psicopedagogo deve estudar os padrões normais e patológicos, levando em consideração a influência do meio em

Psicopedagogo

que o sujeito vive como, por exemplo, família, sociedade, escola, entre outros. Esse profissional identifica as dificuldades e transtornos que faz com que o sujeito não consiga assimilar e aprender o necessário. O psicopedagogo faz uso dos quatro saberes citados acima (entre outros, como filosofia) para analisar o comportamento do estudante e identificar qual é a maneira que ele consegue aprender. Ou seja, ele visa compreender a aprendizagem e estimular o desenvolvimento humano.

Caso você tenha dificuldade para assimilar conteúdos escolares ou tarefas em seu trabalho, falhas na memória, falta de concentração ou qualquer outra que impeça o seu desenvolvimento, é preciso identificar os motivos dessas dificuldades. O psicopedagogo pode atuar de forma preventiva,  onde detecta as dificuldades e promove sugestões metodológicas, orientação vocacional, educacional e ocupacional ou de forma terapêutica, tratando a dificuldade de aprendizagem, diagnosticando e desenvolvendo técnicas remediativas.

O tratamento está voltado para a construção do conhecimento, e não para o produto final. O psicopedagogo utiliza diversos recursos como: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, computador, projetos e outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos. O objetivo é identificar a melhor forma de se aprender e o que pode estar causando este bloqueio na aprendizagem do paciente. O psicopedagogo tem informação para orientar pais e professores, ser o mediador de todo o processo. Esses meios também são indicados para desenvolver a maturidade, os limites, raciocínio, a concentração e atenção, a capacidade de ganhar e perder…
Veja alguns sinais:

- quando existe a dificuldade para articular o “eu” e o “outro”, significa falta de autonomia para a aprendizagem. Neste caso acontece uma discrepância entre o corpo, o pensamento e a emoção;

- se você tem dificuldade de interação, tem a sensação de estar ameaçado quando está em grupo, você necessita da intervenção do psicopedagogo. Quando a pessoa se sente excluída, precisa de uma equipe estruturada para ajudá-lo com as questões cognitivas, sócio-afetivas e com a autoconfiança.

É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que o sujeito pode ter sucesso na vida escolar, profissional e social, progredir em carreiras bem sucedidas e em cargos de destaques ao longo da vida.  A partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo, são usados recursos como jogos, livros e computador, com a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso.

Para realizar um diagnóstico com uma equipe interdisciplinar, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdiciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico.

 

Anne Mascarenhas

Fones: (21) 2267-3891;   (21) 3259-8660;   (21) 98589-7775

Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1072/ 406 – Copacabana – Ao lado do Metrô Cantagalo.

Google+

Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Google Plus